• Administração

Memorial promove live com Maria Bonomi no projeto Sexta Latina

Atualizado: Jul 17

Encontro no Instagram terá a artista como convidada da próxima edição, em 17 de julho

O projeto Sexta Latina traz a artista, gravadora, pintora, escultora, cenógrafa e figurinista Maria Bonomi para conversar sobre seu trabalho, na live do dia 17 de julho, às 19h, no Instagram oficial do Memorial. A entrevista será com Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).


Maria Bonomi transita por diversas técnicas artísticas que vão de criações intimistas a obras em espaços públicos de grandes dimensões, como Epopeia Paulista, com 3 metros de altura e 73 metros de extensão, localizada na Estação da Luz, em São Paulo.


O Memorial da América Latina abriga dois trabalhos da artista projetados especialmente para o espaço. O primeiro é o painel Futura Memória, de 1989, desenvolvido a convite de Oscar Niemeyer. Em 2008, foi a vez de Etnias: Do primeiro e sempre Brasil, localizado no corredor subterrâneo da entrada principal do Memorial.

Segundo Bonomi, Etnias é uma construção coletiva, que contou com a participação de vários artistas, incluindo indígenas da etnia Guarani Mbyá que vivem em Parelheiros, extremo sul de São Paulo.


Maria Bonomi participou de momentos de grande efervescência no cenário artístico brasileiro, histórias que serão contadas na live do próximo dia 17.


O projeto Sexta Latina, iniciado no último dia 3 de junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, numa live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos da cultura latino-americana.


Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.


A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina


Sobre­­­­

Maria Bonomi

Gravadora, pintora, escultora, muralista, cenógrafa e figurinista. Filha de pai italiano e mãe brasileira, Maria Bonomi nasceu em Meina, na Itália, em 1935 e aos 10 anos mudou-se para o Brasil. Em 1956, fez a primeira mostra individual no MASP, dando início à sua carreira internacional. Em 1960 abriu o Estúdio Gravura, com o mestre Lívio Abramo, responsável pela formação de uma geração de gravadores. A artista participou de exposições em vários países.

Luciana Latarini Ginezi

Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina, que promove atividades de cultura, arte e educação.

Serviço

Projeto Sexta Latina

17 de julho, sexta-feira, às 19h Live com Maria Bonomi

Instagram @memorialdaamericalatina


Por: Memorial da América Latina | Julho 2020


#sinapesp #sinap #sinapespaiap #sindicatodeartesplásticas #artesvisuais #mariabonomi #memorialdaamericalatina #arteemsãopaulo #artenobrasil

48 visualizações