top of page
  • Foto do escritorAdministração

Inhotim inaugura três novas atrações

O Instituto Inhotim - maior museu a céu aberto do mundo - tenta apostar em novidades no acervo para retomar a taxa de visitação que era registrada antes da tragédia de Brumadinho. Logo após o rompimento da barragem da Vale, em janeiro deste ano, as visitas tiveram queda de 40%. Agora, o número de visitantes voltou a crescer.


Instituto Inhotim, em Brumadinho. Foto: William Gomes/Inhotim/Divulgação


Apostando nessa retomada do movimento, algumas novidades entraram para o acervo, uma delas é a maior obra já construída de Robert Irwin, um artista americano,

sua obra escultórica em concreto, aço inox e vidro, com 6,3m x 14,6m (um dos maiores, se não o maior, do artista), foi instalado na área mais alta do parque, que até então estava fechada. O projeto havia sido adquirido há cinco anos por Inhotim e sua confecção foi realizada em conjunto com o escritório do artista, hoje com 91 anos. Vidros artesanais adornam a cobertura da escultura, o que fornece ao visitante uma experiência imersiva com jogo de luzes.

A escultura permanente do artista norte-americano Robert Irwin foi instalada na área mais alta do Inhotim (foto: William Gomes/Divulgação)

Outra novidade é o jardim poético, o maior até então, que vai integrar a estrutura do já reconhecido Jardim Botânico do Inhotim. São 32 mil metros quadrados, uma criação do paisagista Pedro Nehring, que conta com espécimes como Pau-Brasil e Buriti, além de árvores frutíferas que atraem uma diversidade de pássaros.


Inauguram também uma mostra temporária na Galeria Mata; uma instalação de Gisela Motta, Leandro Lima e Claudia Andujar. Após restauração, três destaques do parque em Brumadinho serão reabertos: De lama lâmina, obra de Matthew Barney; Narcissus garden, de Yayoi Kusama e a galeria True rouge, de Tunga.


E não para por aí, no segundo semestre de 2020, será inaugurada a galeria dedicada à artista japonesa Yayoi Kusama. “Temos hoje aproximadamente 12 projetos de trabalhos permanentes que estão em diferentes estágios de desenvolvimento. A maior parte deles está pronta para começar a ser executada. Agora é uma questão de ter os meios para fazê-lo”, diz Schwartzman, diretor artístico.


Por CBN - Cultura & Uai - Arte e Livro | Novembro 2019

____________________

O que é: Instituto Inhotim - Inauguração de novas obras em exposição

Quando: Em cartaz a partir de 09 de novembro terça à domingo com sessões das 09h30 às 16h30 de terça-sexta e das 09h30 às 17h30 aos sábados, domingos e feriados

Onde: Instituto Inhotim - Rua B, 20 Fazenda Inhotim, Brumadinho - MG

Custo: R$44 inteira e R$22 meia-entrada | quartas gratuitas (exceto feriados)

Amigos do Inhotim e crianças de até 5 anos possuem entrada gratuita

Para saber mais: www.inhotim.org.br


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page