Informativo Artigos Novembro / Dezembro 2002


Editorial

 

Prezados Associados,

 

     Em primeiro lugar, neste nosso último Informativo de 2002, quero agradecer os e-mails, telefonemas e cartas que temos recebido com manifestações carinhosas e favoráveis às nossas atividades, além de encaminhamentos e sugestões para o futuro do Sinapesp/Aiap-Unesco. 

     Ressalto que sempre precisamos do compromisso e da participação de todos.

     Nossa luta continua!!!

     Agradeço especialmente os artistas que colaboraram enviando respostas à nossa enquete. Estas respostas colaboraram fundamentalmente para as conclusões encaminhadas referentes a nossa realidade no V Encontro Latino-Americano e Caribenho da Aiap-Unesco na Capital do Panamá, que honrosamente elegeu o Brasil Vice-Presidente do Comitê Regional da Aiap-Unesco para a América Latina e Caribe. Em seguida essas mesmas conclusões foram apresentadas e referendadas no Congresso Mundial de Artes Plásticas realizado em Atenas e Delphos - Grécia.

     Informo que as respostas valiosas serão divulgadas a partir dos nossos próximos Informativos.

     Por fim agradeço as pessoas amigas que com seus talentos contribuem para o crescimento da nossa entidade e que merecidamente terão seu reconhecimento.

     Contamos com Você sempre, pois estamos na jornada do reconhecimento efetivo da profissão, divulgação e valorização real do Artista Plástico.

     Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo são os meus votos, da Diretoria e funcionários do Sinapesp/Aiap-Unesco.

 

     Um forte abraço,

Antonietta Tordino

 Presidente

 


Encarte Especial do Informativo 02/2002 - Sinpesp - AIAP - Unesco

A Pinacoteca Municipal de Amparo/SP. Divulgou na quinta feira dia 24 de outubro, o resultado das obras selecionadas (por fotos), para o XV Salão de Arte Francisco Cimino. O Salão, inaugurado no dia 9 de novembro, expõe na Pinacoteca  Municipal de Amparo, localizada na Praça Pádua Salles nº 174, as obras figurativas e abstratas, nas modalidades: pintura, desenho, escultura e gravura, de 54 artistas.

Sobre esse Salão que foi criado por uma Lei Municipal, por sugestão de Francisco Cimino, um grande artista plástico, já falecido, que também se destacou na música e poesia, o Professor Francisco Cimino nasceu em Araras, SP em 27 de março de 1904, exerceu suas atividades profissionais e artísticas em São Paulo e adotou Amparo como sua cidade natal.

Em respeito ao patrono do Salão de Arte de Amparo, gostaria de fazer algumas críticas sobre o referido Salão, relativas a seleção por fotos e como sugestão, um projeto de Salão de Arte, conforme textos a seguir:

 

 


A seleção de obras em Salões Oficiais

feita pelas fotos das pinturas

 

 

Para o conhecedor da Arte da Pintura, ao julgar um quadro as seguintes exigências devem ser consideradas:

 

PRESENÇA: ao analisar a técnica de um trabalho é necessária a presença do quadro para a observação em sua  dimensão real do processo gestual do pincel, lápis ou pastel usado, da espessura da camada pictórica, da absorção da tela ou papel, ou outro qualquer suporte usado, da escolha do pigmento, das veladuras aplicadas, das camadas sobrepostas, da textura empregada, qualidades que a foto não revela, ignora, e que são fundamentais para o julgamento de uma obra de arte.

A foto não revela para o julgador da obra de arte:

A diferença das tintas quanto a suas origens como exemplo do amarelo ocre, do amarelo limão e do amarelo cromo e seus valores em claro escuro quando misturados com branco.

A diferença dos tons e "nuances"  do azul do céu  , as vezes quentes outras vezes frios.

A diferença dos cinzas cromáticos neutros  dos cinzas obtidos das misturas de cores complementares , ( cores quebradas)

A diferença das pinceladas secionadas de cores complementares, caracterizadas no impressionismo.

A fotografia da obra não avalia a área do espaço visual onde a composição traduz a idéia da comunicação não verbal da linguagem visual. Isso analisado em relação à técnica empregada na obra.

A fotografia da pintura também minimiza o fator emoção que a presença do quadro impõe ao espectador.

O que a foto pode mostrar em parte é a concepção da obra quanto a sua originalidade.

 

A seleção das obras feitas pelas fotos das pinturas e previamente enviadas para julgamento pode quando muito aliviar o trabalho da comissão julgadora, rejeitando obras de qualidade inferior ou arte curiosidade, mas nunca servir como um processo


válido de seleção e muito menos de avaliação para  prêmios.

Essas afirmações são do professor Eduardo Ostergreen, que alem de artista plástico, e professor de pintura tendo seu ateliê localizado na rua Pelagio Lobo n.87 tel (0XX11) 3862-1381, é Master of arts in Art Education Arts.  Dallas USA.

Ele é também o examinador de arte da Organização Internacional Baccaulearte, que escolhe em 150 países os estudantes de arte, para receberem a bolsa de estudos.

 

A escolha não é feita por notas ou pontos, mas o critério adotado é o de valores positivos e negativos que partem de um triângulo cuja base é o intelecto, a técnica e a emoção os lados. Nessa avaliação são considerados 7 critérios cada um com seu peso. Essa seleção não e feita em um dia nem em uma semana e nem em um mês, mas durante vários anos.

A Ilustrada, suplemento do Jornal "A Folha de São Paulo" publicou no dia 21 de agosto de 2002, uma reportagem do Jornalista Ivan Finotti, sobre a premiação do concurso Talentos da Maturidade promovido por um Banco que premiou um quadro cuja autora que tirou o terceiro lugar copiou de uma Revista da Rio Editora  chamada  "Desenhe e Pinte"  que publicou uma aula passo a passo do professor de pintura radicado nos Estados Unidos George Cherepov.

A reportagem termina com uma frase do presidente do júri que selecionou e premiou o tal quadro respondendo a uma concorrente que teve seu trabalho recusado e fez a denuncia:

“Ninguém tem o direito de retirar o prêmio da senhora e ninguém tem o dever de conhecer todas as obras do mundo, diz ela. Mas acho que o júri deveria ter a humildade de reconhecer o erro”.

Ao que Chiarelli responde:

- "É polemico? É! Mas a arte se discute o resto é que se calcula".

Gostaria de discutir com o Chiarelli só não sei como e nem onde.

 

 

Maria Gilka
 

Regulamento I Salão Contemporâneo

de Belas Artes de Amparo

 

Capitulo I

Artigo I:

 O Salão contara das seguintes  seções:

A)Pintura                             D) Arte Decorativa

B)Escultura                          E) Artesanato

C)Desenho

Parágrafo 1- A  seção de pintura compreenderá: óleo, acrílico, técnica mista , guache, aguarela.

Parágrafo 2- A seção de escultura compreendera obras em todos os materiais  que se prestem a ela e sejam resistentes ao manuseio, como o mármore, madeira, cobre, ferro aço, bronze, argila, cerâmica, vidro, cristal , e os novos materiais , massas sintéticas ,etc Obras em barro cru, plastilina ou cera, não serão aceitas nessa seção.                                                          

Parágrafo 3- A seção de Desenho compreenderá trabalhos a lápis, nanquim, bico de pena, carvão, grafite, litografia, xilografia, água-forte, gravura

Parágrafo 4- A seção de Arte Decorativa compreenderá  trabalhos, em azulejos, pastilhas, vitrais, cerâmica, pintura em porcelana, marchetaria, couro, seda, colagem.                                         

Parágrafo 5- A seção de Artesanato compreendera, trabalhos em lã, tecidos, tapetes, bordados, materiais reciclados como garrafas  de vidro ou plástico, latas e  vasilhames.  Não serão admitidas em qualquer dos parágrafos acima instalações.

Artigo 2-  Não serão aceitos no Salão;   a)  Trabalhos que sejam cópias de obras de outros artistas, ou adaptações de trabalhos antigos de mestres da pintura  estrangeiros ou nacionais( os chamados releitura) Trabalhos que tem a fotografia como modelo não são considerados  cópia, desde que não sejam fotos de pinturas de outros artistas.

b)Trabalhos que atentem contra as autoridades constituídas, contra as religiões, contra a moral e os bons costumes, ou firam a sensibilidade da média da população.

c)Obras que não estejam convenientemente preparadas para a exposição. Os quadros com baguetes e pitões, e os que tiverem como suporte o papel, protegidos com vidro, e as esculturas com base.

Parágrafo 1- Será excluída do Salão mesmo depois de haver sido catalogada, qualquer obra que estiver em desacordo com as disposições do artigo 2- alíneas a, b, e c.

Artigo 3- Cada expositor poderá enviar dois (2) trabalhos a cada seção em que  se inscrever.                                        

Artigo 4- As inscrições e a entrega dos trabalhos serão feitas no local da exposição. 

Artigo 5- Nenhuma obra poderá ser retirada do Salão antes do seu encerramento. 

Artigo 6- Todos os expositores terão direito a um catálogo da exposição e 10 convites para a sua inauguração, e receberão um certificado de  participação assinado pelo Senhor Secretario da Cultura.                                                         

Artigo 7- A Secretaria da Cultura nomeará com a devida, antecedência, uma comissão, composta  de  cinco (5) membros, que se  encarregará de: 

a)Organizar o Salão tomando as providencias que forem necessárias.                                      

b)Publicar o Catálogo das obras expostas especificando suas categorias, com seus títulos, técnicas empregadas, dimensões, e data do ano que a   obra foi realizada, nome do autor  seu endereço e sua especialidade.( exp. retratista, realista, figurativo, abstrato, conceitual, naif, impressionista,  expressionista ,etc)

c)Apresentar um relatório minucioso de tudo que foi feito com relação ao Salão.

Receber e gerir os recursos advindos das inscrições dos artistas expositores, dos patrocinadores, bem como das verbas  governamentais.

e)Escolher as personalidades para convida-las para a inauguração do Salão, as que serão homenageadas, indicar os artistas para as homenagens póstumas, com exposição de suas obras e publicação de fotos e biografia.

f) Enviar os convites para a inauguração do Salão, para as autoridades, entidades culturais, galerias de arte, escolas de arte, oficinas culturais, jornalistas de cadernos de cultura, de jornais e revistas, comunicadores de radio e televisão.

g) Resolver e decidir todos os casos fortuitos que não estejam determinados nesse regulamento.

Artigo 8- Não haverá seleção das obras , os artistas serão escolhidos pelos seus curriculum vitae .Caberá ao artista convidado escolher o trabalho a ser exposto, mas será excluída do Salão mesmo depois de catalogada qualquer obra que estiver em desacordo com as disposições, do artigo 2- alíneas , a, b, c,..          

Artigo 9- O Salão será anual, e realizado sempre no mesmo local e na mesma data .

Artigo 10- Os membros da comissão organizadora não serão remunerados. No catálogo haverá uma pagina impressa com os dizeres “Membro da Comissão Organizadora”, para cada um  deles com sua foto, e sua biografia resumida. Sendo artista plástico haverá uma propaganda de sua atividade artística.

Artigo 11- Os artistas serão informados do Salão pelo “Diário Oficial” que também publicará o regulamento completo do Salão.

Artigo 12- Os artistas interessados em participar do Salão deverão enviar , por fax. Correio ou entregar pessoalmente , na Secretaria de Cultura, curriculum vitae, contendo endereço e telefone para contato. A montagem do Salão será feita seguindo a ordem alfabética do primeiro nome do Artista, sendo a chamada para a inscrição e entrega dos trabalhos , também nessa ordem. O artista que não comparecer no dia e hora determinada pela Secretaria, perdera o direito a inscrição, e não poderá participar do Salão.

Artigo 13- O valor da inscrição é de um salário mínimo vigente , e será  pago pelo artista , no ato da inscrição e entrega dos trabalhos.

Parágrafo 1- No ato da inscrição o  artista deve declarar por escrito que: a) conhece o regulamento e aceita as decisões da comissão organizadora. b) O valor venal da obra se ela estiver a venda. c) concorda em doar 10% do valor da venda ao funcionário responsável por ela.

 

 

Exposição de Motivos.

A arte numa democracia deve ser livre, a Secretaria de Cultura, deve expor ao público numa mostra oficial, tudo que existe de artes plásticas no nosso meio, ajudando ao artista a divulgar o seu trabalho, para melhor comercia-lo. É contemporâneo, porque expõe as obras de artistas vivos A verdadeira arte é eterna e não deve ser rotulada, qualquer manifestação artística deve ter lugar no Salão, desde a de vanguarda como a dos artistas que confiam em seus ideais, desprezando a estreita opinião de certos críticos que promovem a idéia que a arte deve ser mal feita para se profissional, feia para ser atrativa, indecifrável para ser significativa, e ofensiva para ser aceitável. 

A inclusão do artesanato e a arte decorativa nesse evento deve-se ao fato de um Salão Oficial ter também caráter didático e museológico, pautado no conceito de cultura que vem definido nos dicionários como o complexo de valores espirituais e materiais preservados e transmitidos coletivamente caracterizadores de uma sociedade.

Um Salão contemporâneo deve eliminar tudo que possa despertar a discórdia entre artistas, isso se consegue eliminando o júri de seleção e de premiação, ficando só o júri popular .

Para haver igualdade facilitar a montagem  tornando-a mais agradável  visualmente,  os quadros serão expostos com molduras  tipo baguetes de 2 cm ,os fabricantes de molduras terão “estandes” com mostruários para comercializar suas molduras pagando uma taxa  pela ocupação do espaço.

 

Maria Gilka – Artista Plástica e Jornalista


 

Contribuição Sinapesp/Aiap Ano 2003

 

    Enviaremos no início de Janeiro o Boleto de Cobrança Bancário, no qual constam 3 opções para pagamento: Anual, Semestral e Trimestral, com vencimento para 30/01/2003.O associado deverá optar por um dos valores, escrever no boleto e efetuar o pagamento.

     O valor da anuidade continuará de R$ 120,00, Semestral R$ 62,25 e Timestral R$ 32,25.

 

 

Renovação das Carteirinhas do Sinapesp e da Aiap para 2003.

 

Após efetuar o pagamento da Anuidade ou do 1º Semestre, o associado deverá nos enviar 2 fotos 3X4 para confecção das Carteirinhas. Caso o artista tenha urgência devido a viagens ao exterior, favor entrar em contato com nossa Secretaria no horário das 14:00 às 18:00hs.

 

 

Camisetas Pintadas

 

Em nossa sede encontram-se à venda camisetas exclusivas do Sinapesp, pintadas à mão por diversos artistas plásticos associados. Adquira a sua por apenas R$ 15,00!

Também estão à disposição Gravuras, Pinturas, cartões e outras obras. Entre em contato.

 

 

 V Reunião Regional da Aiap

para América Latina e Caribe - Panamá.

 

Realizada de 23 a 27 de setembro de 2002 na Cidade do Panamá, esta reunião contou com a participação de países como: México, Brasil, Panamá, Porto Rico, Guatemala, Colômbia, El Salvador e os demais participaram via internet (Argentina, Bolívia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, Ilha de Guadalupe, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

A Proposta do Estatuto Profissional dos Artistas Plásticos, apresentado pelo Brasil foi o tema de destaque no Encontro. Pois todos os países latino-americanos necessitam de uma legislação de proteção e desenvolvimento profissional mais eficiente e moderna.

Todas as importantes decisões deste Encontro foram ratificadas na Reunião Mundial da Aiap em Atenas-Grécia incluindo os Estatutos Regionais para América Latina e Caribe que foram discutidos e aprovados.

Salientamos que os eleitos para o mandato (2003-2005) para a direção do Comitê Latino-americano e Caribenho da Aiap-Unesco são os seguintes:

 

Presidente - Ricaurte A. Martinez - Panamá (04 votos)

Vice-Presidente - Antonietta Tordino - Brasil (05 votos)

Secretário - Walter E. Lopez Corado - Guatemala (03 votos)

Tesoureiro - Hector A. Hernandez - El Salvador (02 votos)

Fiscal - Francisco Zenteno Bujaidar - México (02 votos)

Para participar do Comitê Executivo da Aiap-Unesco além do Vice-Presidente para a Região, já eleito (Panamá - Sr. Ricaurte A. Martinez), o resultado foi o seguinte:

Brasil - Antonietta Tordino - (07 votos)

Panamá - Ricaurte A Martinez - (04 votos)

México - Francisco Zenteno Bujaidar - (03 votos)

 

 

Bela Vista Bela:

 

Em 21 de novembro de 2002 foi inaugurado o mais novo e belo espaço sócio-cultural no bairro da Bela Vista-SP. O imóvel recém restaurado sede do Movimento “Bela Vista Bela” fica situado à Rua Abolição, 253 - Bela Vista - São Paulo/SP.

Parabenizamos toda a Diretoria e Conselheiros do Movimento na pessoa da Presidente Norma Clementina Ríspoli Gonçalves.

Nesta ocasião foi firmado o convênio entre o Movimento e o Sinapesp/Aiap-Unesco para a realização de projetos sócio-culturais e artísticos (workshops, aulas de arte, espaço para exposições e demais eventos). As atividades terão início em janeiro de 2003 e os artistas associados interessados em saber mais detalhes deverão entrar em contato em nossa sede.

 

 

Contribuição Sindical

 

A Contribuição Sindical, (antigo "imposto sindical"), também chamada de "contribuição legal" é devida por todos os membros de uma categoria econômica ou profissional, independente de filiação. É a mais antiga das contribuições, estando vinculada a ela a própria origem da organização sindical brasileira, de cunho corporativista.

O art. 580 da CLT estabelece os critérios para recolhimento dessa contribuição, correspondendo a dos empregados à remuneração e um dia de trabalho, e a patronal em uma importância proporcional ao capital social da empresa, mediante a aplicação de alíquota baseada em uma tabela progressiva.

 

 

Base Legal


Seu respaldo jurídico são os artigos 8º inciso IV da Constituição Federal, o art. 548, alínea "a", da CLT, e os artigos 578 a 610, também da CLT. DESTINAÇÃO: mencionado no artigo 549, "caput", da CLT, que dá embasamento legal à aplicação das receitas das entidades sindicais e, mais especificamente, o artigo 592 da CLT, onde está expressamente prevista a destinação dessa receita.

A Contribuição Sindical existe para o benefício da Categoria propiciando condições para o amparo social, jurídico e profissional. Participe e divulgue esta conquista para a consolidação de nossa profissão!Para recolher a Contribuição Sindical referente a 2003 solicite a Guia de Recolhimento na sede do Sinapesp através do telefone: (11)3884-1727 ou via e-mail: sinapesp.aiap@uol.com.br .

 

 

XV Assembléia Geral e Congresso Mundial da Aiap - Atenas/Delphos/Grécia

 

Realizada de 24 a 29 de outubro de 2002 em Atenas - Grécia teve a participação de 51 países sendo destes 45 com o direito a voto. O total de países membros atualmente filiados a Aiap-Unesco soma o total de 140.

Decisões e encaminhamentos importantes que estabelecerão o futuro da Aiap foram discutidos e aprovados nesta Assembléia. A seguir divulgamos os membros eleitos para a Direção da entidade nos próximos três anos:

 

 

NOME
REGIÃO

PAÍS

CARGO

1

Bakoyannis Lily
Europa

Grécia

Presidente da AIAP

2

Schaub Werner

Europa

Alemanha

Vice-Pres. AIAP

Vice-Pres. Europa

3

Stefánsson Pjetur

Europa

Irlanda

Tesoureiro

4

Dausoa Dhyaneswar

África

Ilhas Maurício

Vice-Pres. África

5

Kyrillos Bassam

Estados Árabes

Líbano

Vice-Pres. Estados Árabes

6

Martinez Ricaurte

América Latina

e Caribe

Panamá

Vice-Pres.

América Latina e Caribe

7

Oda Jo

Ásia

Japão

Vice-Pres.  Ásia e o  Pacifico

 

O Congresso da Aiap-Unesco realizado em Delphos-Grécia (29/10/02) teve como principal tema: “A Arte, o Mercado da Arte, a Sociedade Civil e o Caminho da busca da Paz através da Solidariedade”. Muitos Países se manifestaram e apresentaram a realidade atual deste tema na sua região. A seguir informamos a agenda original:

 

 Destacaram-se como polêmica:

 

A mídia atual como determinante da criação artística (problemas e possíveis encaminhamentos) e o desenvolvimento e divulgação das Artes Plásticas em países economicamente restritos.

A necessidade de intercâmbio e a intensificação da ajuda mútua foram a conclusão unânime da ação que os países membros da Aiap-Unesco se comprometeram a executar, caminho este que as sociedades deverão encontrar para a verdadeira Paz.

 

·         Mrs. Arne Nost (Norvège), “Le rôle de l’artiste dans la société civile”

·         Jo Oda (Japon), “Le point critique de l ‘Art Contemporain”

·         Mrs. Grete Marstein (Norvège), “La liberté d’expression et les arts plastiques”

·         Mr. Verdeille (France), “L’art et la mondalisation”

·         Sami Ben Ameur (Tunisie), “Les enjeux des arts plastiques face aux défis de la    mondialisation ”

·         Vangelis Dimitreas (Grèce), “Le commerce de l’art”

·         Simona Tanasescu, (Roumanie), “La relation entre l’état, l’artiste et la politique ”

·         Bozhidar Boyadzhiov (Bulgarie), “Plus d’intégration des nouvelles démocraties -  européennes dans la scène artistique internationale ”

·         Dragoslav Krnajski (Serbie), “Les problèmes des associations des artistes après la désintégration de la Yougoslavie ”

·         Antonietta Tordino & Cecilia Arruda (Brésil), “La situation des arts plastiques au Brésil-Combat and conquête”

·        D. Dausoa, (Ile Maurice), “Le défi de l’Αrt dans les pays de l’Afrique”

·         Dr. Abdel Kader Mokhtar Ahmed (Egypte), “Problèmes Professionels des Artistes et Droits Intellectuels ”

 

 

Novidade para você!

 

A Galeria de Arte Visual apresenta especialmente para o artista Meu Bairro na Net, conheça os diferentes serviços do portal. - www.meubairronanet.com.br

 

 

60 anos da Associação Paulista de Belas Artes - 1942/2002

 

Foi comemorado no dia 26 de outubro os “60 anos da APBA”, na Galeria de Arte Paulista - Edifício Cultural Júlio Prestes, com a presença de várias autoridades e personalidades, numa belíssima cerimônia, homenageando grandes nomes das Artes Plásticas com Troféus, Diplomas e Medalhas, os quais fizeram a fazem a história da Associação Paulista de Belas Artes, e em seguida a abertura da exposição “Salão Comemorativo dos 60 anos da Associação Paulista de Belas Artes”.

Dentre os homenageados, a Sra. Antonietta Tordino Presidente do Sinapesp/Aiap, que recebeu o Título Honorífico de Sócio Benemérito, por ter prestado relevantes serviços à APBA e às Artes Plásticas em Geral.

Parabenizamos a todos na pessoa do Sr. Presidente Antonio Bernardes e da Sra. Irene Thommasi Antonelli pelo belíssimo trabalho desenvolvido em prol das Artes Plásticas.

 

 

7ª Feira de Artes da Vila Mariana

 

A 7ª Feira de Artes da Vila Mariana realizada em 24 de novembro de 2002 no Largo Senador Raul Cardoso, na frente da sede da Cinemateca de São Paulo, foi um dia de diversão e proveitoso na divulgação da nossa entidade.

O Sinapesp juntamente com o SEBRAE, Fundação Getúlio Vargas e tantas outras entidades, participaram do evento.

Aproximadamente 100 mil pessoas estiveram presentes. O trabalho artístico e social foi o destaque.

Agradecemos particularmente em nome de nossa entidade, principalmente a organização do evento nas pessoas de André Raimundo e Eliana Melo, além dos seguintes colaboradores:

Artistas Associados:

Ana Maria Nogueira, Eliane Consol, Elisabeth Faria, Enio Cintra, George e Galina Sheetikoff, José De Quadros, Maria Luiza Mello, Nelson Alquezare, Sima Woiller.

Apoio Cultural:

Faber-Castell,   Papel Canson e   Citytour Informática.

 

 

Comunicado:

 

O Secretário Municipal de Cultura, Marco Aurélio de Almeida Garcia, nomeou em 20 de novembro de 2002 os representantes do Sinapesp/Aiap-Unesco para participar do Conselho Municipal de Cultura na Comissão de Artes Visuais. Esta entidade ficará representada pela Sra. Antonietta Tordino e pela Sra. Francisca Carolina do Val, membros da nossa Diretoria.



“V Bienal Internacional de la Acuarela México-2002”

 

Exposição promovida pelo Museo Nacional de la Acuarela sob a Presidência do Prof. Alfredo Guati Rojo, em comemoração ao Dia Mundial da Aquarela em 23 de novembro.

Participam da V Bienal Internacional de Aquarela 33 países divididos em três grupos, de novembro a fevereiro do próximo ano com uma Cerimônia de Inauguração para cada grupo.

Grupo A: de 23 de novembro a 22 de dezembro

Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Equador e Egito.

Grupo B: de 29 de dezembro a 26 de janeiro

Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Haiti, Irã, Itália, Japão, México, Mongólia e Nicarágua.

Grupo C: de 2 a 28 de fevereiro

Nova Zelândia, Panamá, Peru, Polônia, República Dominicana, Romênia, Russia, Sérvia, Turquia, Venezuela e Vietnã.

Dentre os artistas que representam o Brasil destacam-se os associados do Sinapesp-Aiap/Unesco:

Antonietta Tordino, Antonio Júlio Giacomin, Leonardo Alencar, Maria Luiza Mello, Sílvia Fairbanks e Sima Woiler.

 

 

 

Bienal Internacional de São Paulo

 

A Bienal Internacional de São Paulo, com a curadoria de Alfons Hug, terá um tema já decidido: o das idéias sem fronteiras, o da arte como território livre. Hug ainda não tem um nome definido. Pensou-se em Zona Franca. Mas os Conselheiros acham que o nome, no Brasil, já ganhou péssimas conotações... Alguém pensou em Terra de Ninguém. Mas a prefeita Marta Suplicy, consultada, detestou, o que é compreensível. O próprio Hug pensou em algo como Duty Free. O que seria divertido e compreendido em todo o canto. O curador tem tempo até o começo do ano para decidir o título.O cartaz já foi decidido. Não haverá concurso. Ziraldo propôs a fazê-lo e Manoel Pires da Costa, o presidente da Bienal, aceitou. Um esboço, não terminado, já foi apresentado ao Conselho. (Fonte: O Estado de S.Paulo).

 

 

 

Ensino Público - Mudanças no Currículo 2003

 

Estudantes da rede estadual vão ter aulas de Filosofia, Sociologia e Artes.

Serão contratados 16 mil professores para cinco disciplinas: artes, filosofia, sociologia, psicologia e educação física, para atender 6,1 milhões de alunos.

Para o ensino de artes, a proposta da secretaria é que deixe de ser visto como lazer e passe a ser entendido pelos educadores e alunos como área de conhecimento. Hoje, os profissionais especializados da rede atendem apenas os alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e os do ensino médio. Segundo Gabriel Chalita,  Secretário Estadual da Educação, as aulas semanais abordarão teatro, música e artes plásticas. (Fonte: Diário de São Paulo)

 

 

Governo muda Lei Rouanet

 

O Presidente Fernando Henrique Cardoso assinou decreto que altera a Lei Rouanet, usada para incentivar projetos culturais por meio de renúncia fiscal. Pela nova redação, entidades culturais ficam autorizadas a captar entre R$ 2 milhões e R$ 20 milhões para a execução de projetos plurianuais (três a cinco anos). A mudança beneficia também sociedades civis, filantrópicas, de natureza cultural, cuja finalidade estatuária principal seja dar apoio a instituições culturais oficiais. Antes, o limite de captação era anual. Aguardem! Haverá mais mudanças...

 

 

Política Cultural

 

A Lei Gim das artes plásticas, de autoria do deputado Gim Argello (PMDB), tornou-se realidade no Distrito Federal. Para requerer o Habite-se, os edifícios com mais de mil metros quadrados, públicos ou privados, ou praças a serem construídos em Brasília, devem colocar, em lugar de destaque uma obra de arte. Iniciativas como esta incentivam e ampliam as artes plásticas.

 

 

Atenção -Crédito Educacional para Micros

 

O Governo do Estado de São Paulo está oferecendo um Crédito Educacional para todos os Professores “De Cadeira” para aquisição de Micro Computadores.

Segue a configuração exata do que foi solicitado como “Configuração Mínima Necessária”, para aquisição destes equipamentos:

A ALPHACHIP, numa parceria com um fabricante de Micros de qualidade, está divulgando esta informação, a fim de oferecer aos Professores, uma condição satisfatória para aquisição de Micros. Maiores informações com: Dalva Costa da ALPHACHIP. Telefone (11) 3726-1558 - E.mail: alphachip@uol.com.br

 

Prezado associado,

envie para o SINAPESP

artigos que sejam do interesse de todos os artistas.

O Brasil é grande, e há campo para todos os Artistas Plásticos.

Unindo força e informação,

Todos vencerão!

 

 

 

Agradecimentos Especiais

 

A associada Magda Recalde pela colaboração no trabalho das traduções para o Espanhol dos discursos e documentos apresentados nos encontros internacionais da Aiap-Unesco ocorridos no Panamá, Atenas e Delphos - Grécia.

 

Ao casal Vera Lúcia Ferrari Weingrill e Hugo Weingrill, pelo incentivo e sabedoria no início da luta pela Contribuição Sindical e valorização da nossa categoria.

Destacamos o trabalho desta artista plástica nossa associada e proprietária da Jardins Galeria de Arte - Rua José Maria Lisboa, 349 -Tel. (011XX 3384-5911) Jardim Paulista - São Paulo.

 

Pela dedicação e empenho na divulgação do Sinapesp/Aiap-Unesco aos artistas plásticos de Florianópolis e conquista de novos associados através da artista plástica e professora tão especial Leda Henke.

 

Agradecemos a colaboração dos associados que nos enviaram “Desenhos” para as futuras capas do nosso Informativo. Selecionamos para esta edição o desenho da artista Marlene Balestrery que tem o tema do Natal, apropriado para esta última edição de 2002. Os outros desenhos serão apresentados nas próximas edições de 2003.

Prezado associado, continue contribuindo enviando-nos artigos que sejam do interesse de todos os artistas.

 

 

Catálogo CONFRART V

 

Através desse moderno sistema de catálogo e de internet, o artista pode divulgar e comercializar seus trabalhos junto a galerias, marchands e colecionadores.

Obter recursos para realização de exposições e intercâmbio cultural. Gravar seu espaço neste tão disputado mercado de arte. Podem participar do CONFRART V todo artista plástico em suas diversas expressões artísticas: pintura, escultura e outros, em qualquer suporte e técnica. Maiores informações: Site -  www.confrart.com.br

CONFRART - Rua Mauá, 836 casa 27 Vila dos Ingleses - CEP. 01028-000 SP/SP.

Fonefax: (11) 3329-9469 - E.mail: confrart@confrart.com.br

 

 

Onde achar PORTINARI ?

 

Como todo artista famoso, Portinari não poderia deixar de ter na Web algumas dezenas de páginas dedicadas a retratar sua vida e sua obra. Veja abaixo algumas delas:

http://www.portinari.org.br - site do projeto Portinari. Nele é possível encontrar fotos de várias de suas obras, assim como conhecer alguns fatos pitorescos da vida de um dos maiores mestres da pintura brasileira.

http://casadeportinari.com.br/principal.htm - nesta homepage pode ser encontrada a história da família do pintor, infância e detalhes da existência de um homem que tornou famoso o nome de Brodósqui, sua cidade natal.

http://www.kfki.hu/~arthp/html/g/goes/portinar/ - neste site (em inglês) é possível encontrar fotos de diversos quadros de Portinari.

http://www.loc.gov/rr/hispanic/portinari.html - mais uma página em inglês que se dedica a registrar a vida e obra do pintor.

 

 

Livros

 

Leonardo Brandt é consultor de empresas, com atuação voltada para o planejamento cultural. É presidente do Instituto Pensarte, organização dedicada à articulação do setor cultural, e editor do Cultura e Mercado (www.culturaemercado.com.br) , revista eletrônica do setor cultural. Ministra cursos e seminários sobre o tema em todos o Brasil e é autor dos livros “Políticas Culturais”(org), “O Papel de Cada Um”(org) e “Mercado Cultural”- 3ª Ed. Contato c/ autor: (11) 3819-3379 - e.mail: leonardo@pensarte.com.br

 

 

Coluna do Associado:

 

Neruza L’Atelier & Galeria promoverá seu Bazar de Natal até 21/12/2002.

Local: Rua Carlos Steinen, 89 sj 4 Paraíso - São Paulo/SP. Tel. (11) 3052-3921.

 

Neruza L’Atelier & Galeria, inaugurou o 1º Salão da Primavera em 26/09 com grande sucesso. Esse evento foi divulgado no site www.sinapespaiap.com.br, devido a data do encerramento das inscrições. Os artistas premiados receberam Medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menções Honrosa. Categoria Abstrato: 1º lugar - Espéria Moya Cuevas, 2º lugar - Rita de Cássia Ferrer, 3º lugar - Rafaella Emsenhuber e Menção Honrosa - Maria Zenivalda C.Santos. Categoria Figurativo: 1º - Maria Sampaio de Souza Cruz, 2º -Gustavo Modena Bassi, 3º - Maria da Graça D’Avila e Menção Honrosa - Mercedes de Paula Guimarães. Categoria Escultura: 1º - Sandra Cavaca Marques, 2º - Arlete Zamorra Andriolo, 3º - Lílian Loschiavo e Menção Honrosa -  Fúlvio Corrales. Parabenizamos os organizadores, artistas participantes, selecionados e premiados.

 

 

O Artista Associado Carlos H. Dercoles, divulga seus trabalhos através dos sites: www.cofrart.com.br/carloshdercoles/index.html e www.grupolemosartes.com

(acesse em expositores). Visitem!

 

 

A Importância do Currículo Artístico

 

O currículo do artista é a escalada de sua vida e de sua obra. Quando feito com seriedade, por mais simplificado que seja, espelha a competência e a determinação do artista.

A síntese curricular é hoje, na era da globalização, uma das exigências feita por galerias, marchands e produtores culturais de todo o mundo. Esta síntese consiste em uma única folha, com seus dados pessoais, algumas fotos de seus trabalhos e relação de suas principais realizações “ontem” (num passado recente), “hoje” (suas exposições e eventuais premiações atuais) e “amanhã” (seus projetos e programas futuros).

Evite sempre incluir dados efêmeros, falsas informações ou fatos que não engrandecem sua trajetória. Exposições sem importância, premiações arranjadas e inverdades não deixarão o seu “artista interior” satisfeito. O currículo de um artista deve primar pela qualidade de seu conteúdo, e não pela quantidade.

 

 

A Reciclagem da Obra de Arte

 

Neste momento difícil da economia mundial, redução de custos passou a ser a palavra de ordem. A reciclagem de obras abandonadas em seu atelier é sem dúvida alguma uma maneira de economizar e recriar a obra esquecida e sem utilidade.

O artista deve desenvolver métodos de reciclagem, que o auxiliará a elevar o seu grau de evolução artística: a obra inacabada e desprezada oferece pistas excelentes para uma nova criação, e conseqüentemente surgirá uma obra reciclada, um fato novo em sua carreira.

Colaboração do associado Sérgio Longo, trechos extraídos do livreto de sua autoria “A Sabedoria Artística”.

Contato: (11) 3721-1955 - Telefax: 3721-0391 - E-mail: galeria@osite.com.br  - para agendar Workshops, Palestras, Cursos, Exposições e Eventos Artísticos em todo País.

 

 

2ª Revista sobre Pintura Acrílica:

 

Editada pelo Studio d’Arte Perpe Brasil, a Revista Motivos Brasileiros nº 2 apresenta um trabalho de ensino sobre as diversas técnicas de desenho e pintura, abordando nesta edição os temas: Arte Abstrata com Texturas, Desenvolvimento da Criatividade e Pintando Acrílica Sobre Tela, elaborada pela artista plástica nossa associada Perpe Brasil.

Os interessados poderão adquirir nas seguintes lojas de São Paulo:

Casa da Arte - Rua Ibipetuba nº 84, Mooca - telefone: (11) 6914-7277 e

Papelaria São Francisco - Rua Marques de Itu nº 140 - próxima a Praça da República

Telefone: (11) 222-8763

NB. A Revista Motivos Brasileiros nº 1 encontra-se com a edição esgotada.

 

 

Sites de publicações e História da Arte.

 

Arquivo Digital - mais de 20 mil imagens de obras de arte: www.bc.edu/bc_org/avp/cas/finart/art

Artchive - arquivo de imagens de arte: http://artchive.com/ftp_site.htm

Artcyclopeia - ferramenta de busca sobre arte: www.artcyclopedia.com/index.html

Arte Bonobo - revista on-line que traz informações sobre artistas brasileiros e internacionais: www.artbonobo.com

Arte Contemporânea: site francês com notícias e informações históricas sobre a arte contemporânea na Europa: www.art.contemporain.com

Arte no contexto - página de referência de arte com listas de museus, artistas, galerias, etc.: www.artincontext.org/index.htm

Artforum - site com notícias e críticas de arte, que traz guia de exposições do mundo todo: www.artforum.com

Artnet - notícias e banco de dados e fotos de obras de 16 mil artistas: www.artnet.com

Artistas Contemporâneos - lista de biografias de artistas contemporâneos com reproduções de suas obras feitas pelo museu Carnegie: www.carnegieinternational.org/html/art.htm

Artedata - site com reunião de textos sobre arte e dados sobre museus, artistas e história da arte: www.artedata.com/crml

Bravo-on-line - site da revista, que além de arte, traz notícias de música, teatro e cinema: www.bravoonline.com.br

Centro de história da arte e arqueologia - site do departamento de arte e arqueologia da Unicamp: www.unicamp.br/chaa

Enciclopédia de artes visuais - banco de dados sobre arte visual no Brasil, do Instituto Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br/enciclopedia

Explore Art - banco de imagens de obras de artistas variados: www.getty.edu/art

História da Arte - site brasileiro organizado por períodos históricos: http://historiadarte.urbanoide.net

História da Arte no Mundo - reúne links para sites que trazem informações de todo o mundo: http://witcombe.sbc.edu/ART-Hlinks.html

Jornal de arte contemporânea - notícias e entrevistas: www.jca-online.com

Universes in Universe - revista on-line sobre arte feita na Alemanha com versão em inglês: www.universes-in-universe.de/english.htm

Webmuseum - site com biografia de artistas e imagens de suas obras: www.ibiblio.org/wm

World Wide Art Resources - reunião de links sobre arte em geral: http://wwar.com

 

“ Todo artista Plástico, seja qual for sua tendência, sua escola, seus Ismos, tem um grande compromisso com a cultura de seu País!

Enio Cintra

 

 

 

Sites Importantes

 

 

Arte sem Fronteiras

 

Este site institucional mundial já ativo foi elaborado voltado principalmente para as artes plásticas e visuais. Grande banco de dados de cadastro gratuito que convidamos a todos os associados a cadastrarem-se e divulgarem para concretização de um Fórum Mundial de Artes. Destacamos a criação e realização deste site pelo Projeto Arte sem Fronteiras, liderado por Mônica Serra. Entre patrocínios importantes e outros apoios salientamos o Sinapesp-Aiap/Unesco.

Informamos aos associados que este site foi apresentado com grande êxito no Congresso Mundial de Artes Plásticas (AIAP-UNESCO), sobre o tema: A arte, o mercado de arte, a sociedade civil e a procura da paz através da solidariedade, Atenas/Grécia, outubro de 2002.

Acesse: www.artesemfronteiras.com.br

 

 

Atenção Universitários

 

Educadores e artistas estão constantemente se reunindo em universidades por todo o país para discutir questões referentes ao processo de aprendizado no campo das artes plásticas: qual deve ser o papel do professor e das instituições como mediadora do contato arte/aluno, repensando o posicionamento diante das atuais tendências na arte-educação.

Neste momento a Universidade Santa Cecília/Santos está implantando o núcleo de pesquisa e produção artística coordenado pelos próprios professores da universidade, que estará voltado para estímulo de trabalhos voltados para pesquisa e produção em arte e educação, além de ser um espaço que visa oferecer ao aluno oportunidades imediatas para que ele possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A internet ajuda a troca de informações entre universidades e projetos, um site brasileiro interessante que facilita esta comunicação e sugerimos que todos conheçam e participem. Várias universidades da América Latina já aderiram: www.universiabrasil.net.

 

 

Instituto Italiano di Cultura - Órgão do governo italiano que divulga e destaca toda a programação de cursos e eventos culturais mensalmente. Acesse: www.iicsp.org

 

 

Villa La Fuente - Lugar de Artistas - Site argentino sobre diversos eventos relacionados a arte, incluindo exposições, seminários e outros: www.villalafuente.com

 

 

Radha Abramo lança weblog Pontos de Vista, primeira crítica de arte a utilizar a web para divulgar a cultura. A professora, historiadora e crítica de arte escreverá semanalmente sobre os mais diversos aspectos da cultura, arte e costumes brasileiros. Acesse: http://www.radhaabramo.hpg.ig.com.br

 

 

A todos os Artistas Plásticos

 

Neste fim de ano, o importante é fazermos

Uma reflexão sobre tudo que

fizemos durante o ano todo...

Construindo um pouco todo dia, um grande palácio ou uma pequena caixa de fósforo, . Acreditando em nossos ideais. sentiremos orgulho de estarmos sendo úteis

Cumpriremos assim nosso objetivo na vida!

Cada dia é um novo dia, é o começo e o fim de um ano, e, devemos pensar que melhor do que olhar, é ver,

do que ver, é sentir,

do que sentir, é falar, do que falar é ouvir,

do que ouvir, é aprender, do que aprender, é compreender,

do que compreender, é amar,

 melhor do que amar, é aplicar todo nosso conhecimento,

toda nossa experiência em benefício de alguém,

em prol da humanidade.

E quando você conseguir, resumir sua vida a esta forma de pensar, estará começando a compreender, que,

deste período de vida, só levaremos em nosso alforje,

o conhecimento, o amor e a fé em algo muito maior que nós...  Deus! O resto.....................são quimeras!

Ame a natureza, ame os pássaros, sua família, ame a vida, mas principalmente, sempre ame a você mesmo.

 

Enio Cintra

enioquincas@aol.com

 

 

 

 

 

Sinapesp - AIAP  Unesco

 

Presidente:

Antonietta Tordino

Prog. Visual: Enio Cintra

Expediente: Elder L. Palmezan

Sede

Rua Pamplona n° 1244 - J. Paulista CEP 01405-001 - SP - Brasil

Fone/fax (0XX11) 3884.1727

Expediente:

Das 14 às 18hs

e.mail: sinapesp.aiap@uol.com.br

Site: www.artcanal.com.br

Galeria Virtual: www.sinapespaiap.com.br

O Sinapesp é registrado em Brasília no AESB (Arquivo de entidades Sindicais Brasileiras)

Conforme inst. Norm. 01/97/DOU de 28/12/1990 Proc. 24440;054363/88

Os artigo assinados, publicados neste informativo são de responsabilidade do autor, não refletindo necessariamente a opinião deste sindicato.